Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Universidade Pública

Universidade Pública

por ta publicado 19/11/2018 17h26, última modificação 19/11/2018 17h26
Saiba como usar a nota do Enem no Sisu.

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, os estudantes terão duas oportunidades de tentar ingressar no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Uma delas ocorre no primeiro semestre de 2019 e a outra no segundo semestre.  

Quando o sistema estiver disponível, os candidatos que não tiverem zerado a redação vão poder acessar o Sisu e escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições públicas.  

Eles ainda deverão definir se desejam concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. 

Durante o período em que o Sisu estiver aberto para as inscrições, é possível verificar a classificação parcial no curso escolhido e alterar a opção. Uma vez por dia, o sistema é atualizado.  

No fim, o Sisu ordena a posição de cada aluno de acordo com sua média no Enem (algumas instituições atribuem pesos diferentes às notas, o que pode alterar a média final) e os classifica de acordo com o número de vagas.  

Terminado esse processo, é divulgada a lista de selecionados e o boletim individual de acompanhamento, no qual o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.

Fique por dentro

O que é: sistema disponibilizado pelo Ministério da Educação no qual estudantes podem se inscrever para tentar ingressar em uma universidade pública.

Quando: duas vezes ao ano. Uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre.

Quem pode: estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior e que não tiraram nota zero na redação.

Fonte: Portal do Governo do Brasil - www.brasil.gov.br